Dentista fala sobre os benefícios da prótese protocolo e dos implantes dentários

Dados do IBGE apontam que 39 milhões de brasileiros necessitam de dentadura e próteses removíveis, e 16 milhões não possuem nenhum dente na boca, incluindo 41% das pessoas com mais de 60 anos. Casos  de  impossibilidade financeira levam muitas pessoas a optarem pelo uso da dentadura, que é um tipo de prótese removível muito associado a dores e dificuldades para mastigar. Mas, hoje em dia, existem outras opções que oferecem mais conforto, segurança e são mais acessíveis aos pacientes.

Dr. Roberto Gamarano,  dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé, explica que uma das grandes desvantagens das próteses totais e parciais removíveis é o desconforto que elas causam ao paciente no ato da mastigação, pois nem sempre elas se adaptam corretamente. “As pessoas que usam próteses removíveis por muito tempo sentem muita dificuldade para mastigar os alimentos”, diz.

Além disso, pensando na questão estética, as próteses móveis nem sempre proporcionam um visual agradável e por isso, elas vêm perdendo espaço para o implante dentário e para as próteses fixas, que além de oferecerem mais conforto também melhoram a autoestima do paciente.

É bem comum que as pessoas que usaram dentaduras por um longo período se queixem de períodos de desconforto, incômodos ou até mesmo vivência de experiências constrangedoras, como por exemplo prótese dentária que cai. “Porém, as queixas mais comuns sobre prótese móvel são: dentadura machucando a gengiva, dentadura folgada, frouxa ou caindo, céu da boca machucado, dentadura doendo, entre outros. O uso da dentadura atrapalha a mastigação, e por consequência a correta nutrição, prejudicando a saúde pela dificuldade na alimentação. Podem ainda causar interferência na fonação, ocasionando estresse ao paciente”, afirma.

Prótese Protocolo e implantes dentários

O tratamento para troca de dentadura pela prótese protocolo, que é uma prótese fixa por implantes dentários, melhora a mastigação e a fala, além de proporcionar mais conforto e segurança para sorrir sem medo. “Atualmente, com a técnica de carga imediata  conseguimos devolver os dentes fixos para o paciente em menos de 7 dias, na grande maioria dos casos. Este moderno tratamento permite muito mais conforto no dia a dia ao paciente, além dos ganhos estéticos, que impactam em sua qualidade de vida diretamente”, destaca o dentista.

A prótese fixa, permite estabilidade ao mastigar, e total confiança ao paciente, uma vez que não há a necessidade de remoção para a higienização diária. Os pacientes relatam ao final de seu tratamento, que passam a se alimentar muito melhor e a ter muito mais segurança ao sorrir, o que proporciona grandes ganhos sociais. Por isso é um passo importante do paciente rumo à melhoria de sua qualidade de vida.

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé  – www.clinicaodontologicasante.com.br

Foto: Fonte – Internet


comentários