De acordo com o Dr. Camilo Augusto de Azeredo Coutinho Júnior, médico neurologista parceiro do CENSA Betim, a comorbidade tem correlação com alguns grupos de doenças psiquiátricas, como autismo, deficiência intelectual, transtornos psicóticos e depressão

De acordo Organização Mundial de Saúde (OMS), a epilepsia é uma doença cerebral crônica, de causas múltiplas, caracterizada pela recorrência de crises epilépticas não provocadas, e que leva a alterações neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais. Estima-se que a epilepsia acometa de 0,5% a 1% da população mundial, ou seja, atinge cerca de 50 milhões de pessoas conforme dados da OMS.

Por esse motivo, é uma comorbidade que não passa despercebida e que traz preocupação para a sociedade médica e claro, dúvidas e temores em muitos pais e familiares. O CENSA Betim (BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG) tem educandos epilépticos e para isso, conta com o apoio de especialistas, como o Dr. Camilo Augusto de Azeredo Coutinho Júnior, médico neurologista que acompanha a maioria dos educandos da instituição.

De acordo com o Dr. Camilo Augusto de Azeredo Coutinho Júnior, a epilepsia tem correlação com alguns grupos de doenças psiquiátricas, como autismo, deficiência intelectual, transtornos psicóticos e depressão. “O autismo representa um fator de risco para Epilepsia. Certa de 25 % dos pacientes autistas vão apresentar crises convulsivas em algum momento da doença. O início das crises ocorre na faixa dos 8 aos 26 anos de idade. Os autistas graves apresentam maior risco de desenvolver Epilepsia. Na deficiência intelectual também observamos uma maior incidência de Epilepsia.”, explica.

Segundo o Dr. Camilo Augusto de Azeredo Coutinho Júnior, a Síndrome de Down é a causa mais comum de deficiência intelectual e o risco de epilepsia varia de 1 a 13%. “As convulsões nesta população são mais bem controladas com a medicação. A privação do sono do paciente com depressão é um fator de risco para desenvolvimento de crises convulsivas. Nos transtornos psicóticos, o risco de epilepsia é discretamente aumentado. O tratamento da Epilepsia nos pacientes com transtornos psiquiátrico tem que ser individualizado, constante e na maioria dos casos por toda a vida do indivíduo. É fundamental o monitoramento das crises, uma vez que o descontrole destas aumenta o risco de morbimortalidade”, salienta.

Acompanhamento

Luiz Anastasia Neto é residente no CENSA desde dezembro de 2007 e de acordo com sua mãe, Maria Margarida Melo, o acompanhamento profissional faz toda a diferença. “Autista severo, ele tem no CENSA um atendimento diferenciado e totalmente voltado para o seu caso. Os profissionais da área atendem a todas as suas necessidades e ele é acompanhado pelo Dr. Camilo devido a crises convulsivas que apresenta. Ele faz uso de anticonvulsivante, medicação que deverá tomar para sempre, para ter uma vida mais tranquila evitando assim o surgimento de crises. Todavia, com o acompanhamento médico me sinto mais tranquila em relação ao meu filho”, comentou.

CENSA

Com atendimento particular, o CENSA renova a esperança e muda o futuro de pessoas que precisam de acompanhamento. Em um ambiente familiar e integrado à natureza, o espaço com mais de 22.000m² cumpre a missão apoiadora e garante um envelhecimento com qualidade de vida, oferecendo conforto e acolhimento à indivíduos, que, sem dúvidas, são muito amados por suas famílias, mas que por vezes são esquecidos pela sociedade.

Para dar o todo o suporte e orientação necessária, o CENSA dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA Betim

Local: Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


comentários