Objetivo do benefício é oferecer um auxílio para as famílias dos alunos da rede nesse período em que eles estão sem aulas e sem acesso a merenda escolar em função da pandemia
A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, começa a distribuir, a partir de quinta-feira (23), kits de alimentação às famílias dos cerca de 59 mil estudantes matriculados na rede pública de ensino da cidade, que incluem o ensino fundamental, os centros infantis municipais, as creches parceiras e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do benefício é oferecer um auxílio para as famílias dos alunos da rede nesse período em que eles estão sem aulas e sem acesso a merenda escolar em função da pandemia.
O cronograma de entrega da primeira de remessa dos kits sofreu alteração e teve as novas datas divulgadas nesta terça-feira (21). Pela nova logística de distribuição, anunciada pelo prefeito Vittorio Medioli, em suas redes sociais, serão contemplados primeiro os cerca de 40 mil alunos do ensino fundamental.
Nessa fase, na quinta-feira (23), das 8h às 16h, a entrega será feita somente nas escolas das regionais Icaivera, Petrovale, Citrolândia e Vianópolis e, na sexta-feira (24), no mesmo horário, nas regiões PTB e Teresópolis. No sábado (25), das 8h às 16h, os estudantes do Imbiruçu é que receberão os kits, seguidos das escolas das regionais Norte, em que os pais ou responsáveis podem fazer a retirada na segunda (27), da Alterosas; com entrega na próxima terça-feira (28), e, por último, a regional centro, na quarta (29), sempre das 8h às 16h.
Já entre os dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, receberão o benefício os estudantes do ensino infantil, como os centros infantis e as creches conveniadas, das 8h às 16h, em todas as regiões, contemplando assim os cerca de 59 mil estudantes. Para os alunos da EJA, a retirada será no mesmo horário, devendo o aluno ficar atendo a data de distribuição na sua escola.
“Mais de dez carretas estão envolvidas na logística para distribuição dos itens de forma regionalizada. Desta maneira, evitamos a concentração de pessoas em um único local, além de oferecer mais conforto aos pais ou responsáveis, que terão acesso mais próximo de casa. Cada escola será responsável por ajustar a entrega conforme as séries escolares e as regras de biossegurança”, destacou o prefeito Vittorio Medioli.
Ainda segundo Medioli, pais e responsáveis terão três dias, contado da data inicial, para pegar o kit. “Pedimos as pessoas que, na distribuição, mantenham o distanciamento de segurança e que usem máscara. Nas escolas, vamos disponibilizar álcool para as pessoas se desinfectarem. Contamos com a colaboração dos envolvidos para que os kits cheguem as casas de todos os alunos”, pediu o prefeito.
No ato da entrega, pais ou responsáveis deverão apresentar um documento de identificação com foto e assinar de modo legível uma lista que comprova que eles receberam o benefício. Não haverá a necessidade de um cadastro prévio. Cada família terá direito a receber um kit por aluno.
Itens
O benefício contará com 12 itens alimentícios, sendo 3 quilos de arroz, 2 quilos de açúcar, 1 quilo de farinha de trigo, 900 ml de óleo, 2 quilos de canjiquinha, 500 g de macarrão espaguete, 500 g de macarrão padre nosso, 500 g de macarrão parafuso, 400 g biscoito maisena, 1 quilo de sal, 2 quilos de feijão e 125 g de sardinha.
Dúvidas
Para saber mais sobre as mudanças na distribuição dos kits, basta entrar em contato com a Secretaria da Educação, por meio dos números (31) 3531-2404, 3532-2734.
Cronograma de entrega dos kits
23 de julho, das 8h às 16h: escolas das regiões do Vianópolis, Citrolândia, Petrovale e Icaivera.
24 de julho, das 8h às 16h: escolas das regiões do PTB e Teresópolis.
25 de julho, das 8h às 16h: escolas da região Imbiruçu
27 de julho, das 8h às 16h: escolas da região Norte
28 de julho, das 8h às 16h: escolas da região Alterosas
29 de julho, das 8h às 16h: escolas da região Central
30 de julho, 31 de julho e 1º de agosto: CIMs e creches conveniadas de todas as regionais